quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

UM CINTO DE LINHO

UM CINTO DE LINHO

“Assim me disse o Senhor:
Vai, compra um cinto de linho, e põe-no sobre os teus lombos, mas não o metas na água.
Comprei o cinto, conforme a palavra do Senhor, e o pus sobre os meus lombos.
Então me veio a palavra do Senhor segunda vez:
TOMA O CINTO QUE COMPRASTE E TRAZES SOBRE OS TEUS LOMBOS, E VAI AO EUFRATES, E ESCONDE-O ALI NA FENDA DE UMA ROCHA.
Fui, e o escondi junto ao Eufrates, como o Senhor me havia ordenado.
Ao fim de muitos dias, disse-me o Senhor:
Vai ao Eufrates, e toma o cinto que te ordenei que escondesses ali.
Fui ao Eufrates, cavei, e tomei o cinto do lugar onde o havia escondido, MAS O CINTO TINHA APODRECIDO E PARA NADA PRESTAVA.
Então me veio a palavra do Senhor:
ASSIM DIZ O SENHOR: DO MESMO MODO FAREI APODRECER O ORGULHO DE JUDÁ, E GRANDE ORGULHO DE JERUSALÉM. Este povo maligno, QUE SE RECUSA A OUVIR AS MINHAS PALAVRAS, QUE CAMINHA SEGUNDO O PROPÓSITO DO SEU CORAÇÃO, E ANDA APÓS OUTROS DEUSES PARA OS SERVIR E INCLINAR-SE DIANTE DELES, SERÁ COMO ESTE CINTO, QUE PARA NADA PRESTA.
Pois como o cinto está ligado aos lombos do homem, assim eu liguei a mim toda a casa de Judá, diz o Senhor, para me serem por povo, e nome, e louvor, e glória. MAS NÃO DERAM OUVIDOS,
Dize-lhes: assim diz o Senhor DEUS de Israel: Todo odre se encherá de vinho. E se te disserem: não sabemos nós muito bem que todo odre se encherá de vinho? Então dize-lhes: assim diz o Senhor: Eu encherei de embriaguez a todos os habitantes desta terra, e ao reis da estirpe de Davi, que estão assentados sobre o seu trono, e aos sacerdotes, e aos profetas, e a todos os habitantes de Jerusalém. FÁ-LO-EI EM PEDAÇOS, ATIRANDO UNS CONTRA OS OUTROS, TANTO OS PAIS COMO OS FILHOS, diz o Senhor. Não perdoarei nem pouparei, nem terei compaixão deles, para que os destrua.
ESCUTAI, E INCLINAI OS OUVIDOS,
NÃO VOS ENSOBERBEÇAIS, pois o Senhor falou.
Dai glória ao Senhor vosso DEUS, antes que venha a escuridão e ante que tropecem os vossos pés nos montes tenebrosos. Esperais a luz, mas Ele a mudará em sombra de morte, e a transformará em escuridão. MAS SE NÃO OUVIRDES, A MINHA ALMA CHORARÁ EM LUGARES OCULTOS, POR CAUSA DO VOSSO ORGULHO; AMARGAMENTE CHORARÃO OS MEUS OLHOS, E SE DESFARÃO EM LÁGRIMAS, PORQUE O REBANHO DO SENHOR FOI LEVADO CATIVO.”

(Jeremias 13:1-17)

Nenhum comentário: