sábado, 13 de dezembro de 2008

O BOM PASTOR E O PASTOR INSENSATO

A PARÁBOLA DO BOM PASTOR E DO PASTOR INSENSATO

“Abre, ó Líbano, as tuas portas para que o fogo consuma os teus cedros.
Geme, ó cipreste, porque O CEDRO CAIU, PORQUE AS MAIS EXCELENTES ÁRVORES SÃO DESTRUÍDAS! Gemei, ó carvalhos de Basã, porque O BOSQUE FORTE FOI DERRUBADO!
Ouvi o UIVO DOS PASTORES; a sua glória destruída! Ouvi o bramido dos leões; FOI DESTRUÍDA A SOBERBA DO JORDÃO!
Assim diz o Senhor meu DEUS:
apascenta as ovelhas destinadas à matança, cujos COMPRADORES as matam, e não se têm por culpados. AQUELES QUE AS VENDEM, dizem: louvado seja o Senhor, porque me enriqueci! OS SEUS PRÓPRIOS PASTORES NÃO TÊM PIEDADE DELAS.
CERTAMENTE NÃO TEREI MAIS PIEDADE DOS MORADORES DESTA TERRA, DIZ O SENHOR, MAS ENTREGAREI OS HOMENS CADA UM NA MÃO DO SEU PRÓXIMO E NA MÃO DO SEU REI. ELES FERIRÃO A TERRA, E EU NÃO OS LIVRAREI DAS MÃOS DELES.
Eu apascentei as ovelhas destinadas à matança, as pobres ovelhas do rebanho. Então tomei para mim DUAS VARAS:
a uma chamei GRAÇA, e à outra chamei UNIÃO, e apascentei as ovelhas.
DESTRUÍ OS TRÊS PASTORES NUM MÊS, PORQUE SE ANGUSTIOU DELES A MINHA ALMA, E TAMBÉM A SUA ALMA TEVE FASTIO DE MIM.
Então eu disse:
NÃO VOS APASCENTAREI MAIS. O que morrer morra, e o que for destruído seja destruído, e OS QUE RESTAREM COMAM CADA UM A CARNE DO SEU PRÓXIMO.
Tomei a minha VARA GRAÇA e a QUEBREI, para anular a minha aliança, que tinha estabelecido com todos os povos.
Foi anulada naquele dia, e assim os pobres do rebanho que me observavam conheceram que isto era palavra do Senhor.
Eu lhes disse:
se parece bem aos vossos olhos, dai-me o que é devido; se não, deixai-o. PESARAM, POIS, O MEU SALÁRIO, TRINTA MOEDAS DE PRATA. E o Senhor me disse: arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. Tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro na casa do Senhor.
Então QUEBREI a minha segunda VARA UNIÃO, para romper a irmandade entre Judá e Israel.
Então o Senhor me disse:
toma ainda para ti o equipamento de um PASTOR INSENSATO. Porque levantarei um pastor na terra, que não visitará as que estão perecendo, não buscará a desgarrada, e não sarará a doente, nem apascentará a sã, MAS COMERÁ A CARNE DA GORDA, E LHE DESPEDAÇARÁ AS UNHAS.
Ai do PASTOR INÚTIL, QUE ABANDONA O REBANHO! Caia a espada sobre o seu braço e sobre o seu olho direito! Que o braço completamente lhe seque, e o olho direito de todo se escureça.”


(Zacarias 11)

2 comentários:

Anônimo disse...

amado gostei dessa mensagem, falou muito comigo Deus te abençoe

Anônimo disse...

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx