segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

REPREENSÃO AOS CHEFES, SACERDOTES E PROFETAS



“Então eu disse:
Ouvi, vós, chefes de Jacó, e vós, príncipes da causa de Israel:
NÃO É A VÓS QUE PERTENCE SABER A JUSTIÇA?
A vós que aborreceis o bem, e amais o mal, que arrancais a pele de cima deles,
E a sua carne de cima dos seus ossos, QUE COMEIS A CARNE DO MEU POVO, E LHES ARRANCAIS A PELE, E LHES ESMIUÇAIS OS OSSOS, e os repartis como para a panela, e como carne do meio do caldeirão.
ENTÃO CLAMARÃO AO SENHOR, MAS ELE NÃO OS OUVIRÁ, ANTES ESCONDERÁ DELES A SUA FACE NAQUELE TEMPO, visto que fizeram mal nas suas obras.
Assim diz o Senhor contra OS PROFETAS QUE FAZEM ERRAR O MEU POVO, que clamam: PAZ! Quando tem o que mastigar, mas contra aquele que nada lhes mete na boca, preparam guerra.
Portanto, VOS FARÁ NOITE, SEM PROFECIAS, E HAVERÁ TREVAS, SEM ADIVINHAÇÕES. Pôr-se-á o sol sobre estes profetas, e o dia sobre eles se enegrecerá. OS VIDENTES SE ENVERGONHARÃO, E OS ADIVINHADORES SE CONFUNDIRÃO. Todos eles cobrirão os seus lábios, porque NÃO HAVERÁ RESPOSTA DE DEUS.
MAS QUANTO À MIM,
EU ESTOU CHEIO DE PODER, DO ESPÍRITO DO SENHOR,
E CHEIO DE JUSTIÇA E DE FORÇA,
PARA ANUNCIAR A JACÓ A SUA TRANSGRESSÃO,
E A ISRAEL O SEU PECADO.
Ouvi agora isto, vós, chefes da casa de Jacó, e vós, governantes da casa de Israel,
Que abominais a justiça, e perverteis tudo o que é direito, edificando a Sião com sangue, e a Jerusalém com perversidade. Os seus chefes dão as sentenças por suborno, os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro. Ainda encostam ao Senhor, dizendo:
NÃO ESTÁ O SENHOR NO MEIO DE NÓS?
NENHUM MAL NOS SOBREVIRÁ.
Portanto, por causa de vós, SIÃO SERÁ LAVRADA COMO UM CAMPO, JERUSALÉM SE TORNARÁ EM MONTÕES DE PEDRAS, E O MONTE DESTA CASA NUMA COLINA COBERTA DE MATO.”

(Miquéias 3)

Nenhum comentário: