sábado, 24 de janeiro de 2009

OS FALSOS PROFETAS E A RECOMPENSA DIVINA AOS TAIS...

(Jr 23:15-40)

“Portanto assim diz o Senhor dos Exércitos acerca dos profetas:
Eu lhes darei a comer LOSNA, e lhes farei beber ÁGUA DE FEL,
PORQUE DOS PROFETAS DE JERUSALÉM SAIU A CONTAMINAÇÃO SOBRE TODA A TERRA.
Assim diz o Senhor dos Exércitos:
Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam; ELE VOS ENSINAM VAIDADES. FALAM DA VISÃO DO SEU PRÓPRIO CORAÇÃO, NÃO DA BOCA DO SENHOR. Dizem continuamente aos que me desprezam: PAZ TEREIS. A qualquer que anda segundo o propósito do seu coração, dizem: NENHUM MAL VIRÁ SOBRE VÓS.
MAS QUEM DENTRE ELES ESTEVE NO CONSELHO DO SENHOR, E VIU, E OUVIU A SUA PALAVRA? QUEM ESTEVE ATENTO À SUA PALAVRA, E A OUVIU?
Saiu com indignação a tempestade do Senhor, e uma tempestade penosa cairá cruelmente sobre a cabeça dos ímpios. A IRA DO SENHOR NÃO SE DESVIARÁ, ATÉ QUE ELE EXECUTE E CUMPRA OS PENSAMENTOS DO SEU CORAÇÃO. NO FIM DOS DIAS ENTENDEREIS ISSO CLARAMENTE.
NÃO MANDEI ESSES PROFETAS, TODAVIA ELES FORAM CORRENDO; NÃO LHES FALEI, TODAVIA PROFETIZARAM. Mas se tivessem presentes no meu conselho, teriam feito ouvir as minhas palavras ao meu povo, e o teria feito voltar do MAU CAMINHO, e da maldade das suas ações. SOU EU APENAS DEUS DE PERTO, DIZ O SENHOR, E NÃO TAMBÉM DE LONGE? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não possa ver? diz o Senhor. Não encho Eu os céus e a terra? diz o Senhor.
OUVI O QUE DIZEM ESSES PROFETAS, PROFETIZANDO MENTIRAS EM MEU NOME, DIZENDO: SONHEI, SONHEI. ATÉ QUANDO CONTINUARÁ ISSO NO CORAÇÃO DESSES PROFETAS MENTIROSOS, QUE PROFETIZAM O ENGANO DO SEU PRÓPRIO CORAÇÃO? CUIDAM EM FAZER QUE O MEU POVO SE ESQUEÇA DO MEU NOME PELOS SONHOS que cada um conta ao seu companheiro, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal.
O profeta que tem um sonho conte o sonho, mas aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra, com verdade. Que tem a palha em comum com o trigo? diz o Senhor.
NÃO É A MINHA PALAVRA COMO FOGO, DIZ O SENHOR, E COMO MARTELO QUE ESMIUÇA A PENHA?
PORTANTO, EU SOU CONTRA ESSES PROFETAS, DIZ O SENHOR, QUE FURTAM AS MINHAS PALAVRAS, CADA UM AO SEU COMPANHEIRO. Sim, sou contra esses profetas, diz o Senhor, que usam de sua língua, e dizem: ELE DISSE. Deveras, sou contra os que PROFETIZAM SONHOS MENTIROSOS, diz o Senhor. ELE OS CONTAM, E FAZEM ERRAR O MEU POVO COM AS SUAS MENTIRAS E COM AS SUAS LEVIANDADES, MAS EU NÃO OS ENVIEI, NEM LHES DEI ORDEM. NÃO TRAZEM PROFEITO NENHUM A ESTE POVO, diz o Senhor.
Quando te perguntar este povo, ou qualquer profeta, ou sacerdote: QUAL O ORÁCULO DO SENHOR? Então lhe dirás: que oráculo? Que vos deixarei, diz o Senhor.
QUANTO AO PROFETA, AO SACERDOTE, E AO POVO, QUE DISSER: ESTE É O ORÁCULO DO SENHOR, EU CASTIGAREI O TAL HOMEM E A SUA CASA.
Assim direis, cada um ao seu companheiro, e cada um ao seu irmão: que respondeu o Senhor? ou: que falou o Senhor?
MAS NUNCA MAIS MENCIONAREIS O ORÁCULO DO SENHOR, PORQUE A CADA UM LHE SERVE DE ORÁCULO A SUA PRÓPRIA PALAVRA, E ASSIM TORCEIS AS PALAVRAS DO DEUS VIVO, DO SENHOR DOS EXÉRCITOS, O NOSSO DEUS.
Assim dirás ao profeta: que te respondeu o Senhor, e que falou o Senhor? Mas, porque dizeis: oráculo do Senhor; assim diz o Senhor: PORQUE DIZEIS ESTA PALAVRA: ORÁCULO DO SENHOR, HAVENDO-OS ORDENADO, DIZENDO: NÃO DIREIS: ORÁCULO DO SENHOR. PORTANTO EU CERTAMENTE ME ESQUECEREI DE VÓS, E VOS ARROJAREI DA MINHA PRESENÇA, A VÓS E À CIDADE QUE DEI A VÓS E A VOSSOS PAIS. POREI SOBRE VÓS PERPÉTUO OPRÓBRIO E ETERNA VERGONHA, QUE NÃO SERÁ ESQUECIDA.”

2 comentários:

Anônimo disse...

Davi,
isa61:1-2
Assim como isaias nós somos ungidos por CRISTO JESUS.
a respeito das mensagens e estrutura do blog, só tenho a elogiar, mas a cor de todo o blog é escuro, isto complica um pouco a visualisação e até mesmo a leitura.

Unknown disse...

EU PLANTEI, APOLO REGOU, MAS DEUS DEU O CRESCIMENTO. Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, MAS DEUS, QUE DÁ O CRESCIMENTO.
amem por isso primo.um abraco e fica com deus.